Em um trabalho como o de corretor de imóveis, nada é tão importante quanto um comprador, não é mesmo? Vemos que em todos os tipos de trabalhos com vendas envolvidas, como de roupas, de carros e de outras itens, a importância que o cliente tem para essas pessoas, e no mercado imobiliário deve existir mais cuidado ainda, afinal, este tipo de negociação, geralmente, mexe com as economias de uma vida inteira, onde um sonho está em pauta. Então tudo que um corretor fizer, todas as suas especializações, devem ser feitas com total foco para seus clientes.

Diferente de outros empregos de vendas, os corretores de imóveis não ganham salários fixos e sim comissões, ou seja, se não tratarem bem seus clientes, não venderão e se não venderem ficarão sem o dinheiro no mês, a conta é simples. Mas dentro disso, existe uma grande dúvida que atinge todos os profissionais do mercado imobiliário. O corretor deve manter os clientes antigos ou prospectar os novos? A pergunta é um pouco contraditória, pois qualquer cliente é importante para o vendedor. Mas vamos explicar como fazer cada um aparecer no momento certo e quando quando utilizar cada um deles.

Vantagem de manter os clientes antigos

O ideal é descobrir quais são os clientes que devem ser mantidos n a sua carteira, pois estudos dizem que 20% deles representam 80% de nossos negócios, logo, se você tiver bons clientes que confiem em você, vale a pena sim, manter os antigos clientes de sua carteira. É resultado garantido, facilidade nas conversas nas negociações…

Você que está começando, apenas atente-se a um ponto. Com tanta concorrência no mercado, fidelizar um cliente é um desafio grande para o corretor de imóveis. Se fazer a venda já é uma tarefa difícil, fazer com que o cliente volte e te indique é mais difícil ainda. Portanto, não perca oportunidades ao negociar e tratar com clientes.

Prospecção de novos clientes

Prospectar clientes é muito importante para o corretor de imóveis, afinal não é sempre que alguém comprará um imóvel, por se tratar de um investimento muito alto. Porém, não adianta ir atrás de 10 clientes ao mesmo tempo e os 10 não serem compradores em potencial. A prospecção de clientes novos pode ser muito mais trabalhoso se o trabalho não for assertivo.

Algumas vezes, aqueles 5 que você tem em sua carteira podem ser muito mais fiéis, te recomendando e sempre voltando a realizar negociações com você. Há de se notar que os dois trabalhos são importantes e fazê-los muito bem é a sua tarefa para conquistar o mercado.