Levantamento da Prefeitura de Piracicaba/SP, aponta que município tem 120 mil moradias. Quantidades de prédios comerciais e industriais também tiveram alta.

O número de imóveis residenciais em Piracicaba (SP) cresceu 42% em pouco mais de uma década, segundo dados da Secretaria Municipal de Finanças e divulgados pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento (Ipplap).


De acordo com o levantamento, a cidade tinha 84.526 moradias em 2012 e o número neste ano, em outubro, chegou a 120.002. O crescimento no número de residências tem relação com a expansão imobiliária do município, conforme o secretário Finanças.

"O salto pode ser explicado principalmente pelo incremento de novas edificações, como condomínios", afirmou José Admir Moraes Leite. A pasta é responsável pelos números do Sistema Integrado de Administração Tributária.

Para Leite, o recadastramento realizado pela Finanças, com georreferenciamento, também tem ajudado a identificar com mais precisão o número de imóveis da cidade de acordo com a categoria em que eles se enquadram: residências, comércios, indústrias e outros.

Precários
"Temos observado, com isso, a redução no número das residências precárias e populares. Os novos empreendimentos, por sua vez, já nascem com melhores condições de infraestrutura", detalho o secretário.

Conforme os dados da Prefeitura, desde 2012, logo após o início do recadastramento, a quantidade de imóveis considerados "precários" em Piracicaba caiu de 7.927 unidades para 7.352 em 2015, também considerando os números até outubro.

Comércio e indústria
O número de imóveis comerciais e industriais também cresceu em Piracicaba entre 2002 e 2015. A alta foi na mesma proporção registrada pelas residências. No início do período, o município contava com 11.934 comércios. Agora são 17.134, conforme o levantamento da secretaria, um crescimento de 43%.

Percentual idêntico foi registrado no caso das indústrias. A cidade tinha 434 propriedades enquadradas na categoria industrial em 2002 e, neste ano, conta com 624.