Mesmo com a redução, o valor no RJ continua muito alto. Aluguel sai, em média, R$ 41 o metro quadrado, o mais caro do país.

Na contramão da inflação, o valor dos aluguéis de imóveis caiu em maio, uma boa notícia para quem paga aluguel. Esse é um assunto para o comentarista de economia do Hora 1, Dony de Nuccio.

Nos últimos anos, você sabe, o preço dos imóveis em muitas capitais subiu com um apetite voraz.
O aumento real da renda e uma injeção vigorosa de crédito possibilitaram uma escalada violenta da demanda, o que fez com que os preços disparassem. Preços de venda porque muitos aluguéis não acompanharam esse movimento.

O cenário agora é diferente: a renda não aumenta na mesma velocidade, o crédito está ficando mais restrito e o estoque de imóveis cresceu muito com lançamentos e construtoras colocando prédios no mercado para suprir a demanda anterior.

E o que está acontecendo com o valor dos aluguéis agora, nesse novo momento do mercado?
Segundo dados do índice FipeZap, o aluguel caiu, em média, 0,18% de abril para maio, isso sem descontar a inflação, que no período foi de 0,74%.

Em Salvador e Campinas, o valor subiu: 2,76% e 0,58%. Em São Paulo, o aluguel ficou 0,47% mais barato. No Rio, houve a maior queda dos nove municípios avaliados, com 0,99%.

Esse índice avalia o valor pedido, anunciado para novos contratos de aluguel, e mesmo com a redução, o Rio continua lindo, mas caro pra valer. O aluguel lá sai, em média, R$ 41 o metro quadrado, o mais alto do país.