São duas as palavras, prioritariamente, que o profissional não pode esquecer em cada minuto do dia a dia: disciplina e produtividade. “O planejamento é tudo o que o corretor precisa. Na hora de mostrar um imóvel a um cliente, ele já tem que ter preparado todos os dados que interessam ao possível comprador. Isso não cansa o cliente e poupa o tempo do próprio profissional, que pode otimizar os períodos e atender mais pessoas”, afirma o vice-presidente do conselho do Creci-CE e conselheiro do Secovi-CE, Salim Ary.

“Produtividade é ter a iniciativa de conversar com o cliente e descobrir tudo o que ele quer. Os próximos passos no processo são assertivos e agilizarão o negócio com o cliente satisfeito”, detalha Ary.

Segundo ele, é preciso ter também na ponta da língua as informações sobre o contrato, sobre o financiamento do bem e também sobre a documentação exigida. “Com isso o corretor se antecipa às situações e consegue excelentes resultados. O profissional deve ser um consultor sob todos os aspectos”, diz o vice-presidente do Creci.

Ary faz questão de dar uma dica: não dar ouvidos aos “parasitas mentais” que espalham más notícias e o desânimo no mercado. “O melhor é ficar focado no desempenho do negócio. E o corretor também não pode esquecer de ler muito, fazer contatos e se qualificar todos os dias. Engana-se o corretor que pensa que está 100% pronto. Sempre é possível aprender”.