apartamento-arquiteto-Felipe-Hess-sala-estante-concreto-moldado-neutro (Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação)

Do antigo apartamento de 165 m² em prédio da década de 1960, no Jardim Paulista, em São Paulo, restaram poucas paredes no lugar original. A maior parte foi demolida e refeita em outras posições no projeto assinado pelo arquiteto Felipe Hess. “Elaborei um novo layout para atender às necessidades da moradora, que é jovem e gosta de receber os amigos e preparar comidinhas e drinques”, diz ele. Com isso em mente, o arquiteto criou a cozinha de apoio aberta para o living na área onde antes havia o hall de circulação, e a sala de jantar no espaço que conseguiu após derrubar um enorme louceiro.

Para expor os objetos colecionados pela moradora, Felipe desenhou a estante de concreto com nichos de vários tamanhos, moldados na obra. É um elemento delgado que ocupa a parede inteira, a única conservada no lugar. “Ficou suave com o concreto fino e o fundo branco nos nichos. Parece uma caixa solta, graças aos recuos de 4 x 4 cm no piso e no teto”, afirma o arquiteto. No meio dessa caixa, ele fez a entrada para o corredor da área íntima, que foi totalmente reformulada. “No lugar dos três quartos e do banheiro, criei duas suítes”, diz. A maior, onde dorme a moradora, ganhou espaçosos banheiro e closet. A menor é reservada aos hóspedes.

apartamento-arquiteto-Felipe-Hess-cozinha-integracao-bar-banquetas-madeira-neutro (Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação)

O assoalho de madeira cumaru cobre quase todo o apartamento. No banheiro da moradora, o piso e a parte superior das paredes receberam o acabamento de cimento queimado, que acompanha o tom da longa bancada da pia. A peça tem a largura da parede e fica abaixo da vidraça, original do prédio. “É um bloco de concreto moldado com um nicho na horizontal para guardar os produtos de higiene”, diz o arquiteto.

Outro elemento interessante do projeto é o lavabo: uma caixa feita com dois painéis de madeira ripada laqueada que não encosta no forro do teto, apenas em uma das vigas de concreto mantidas aparentes no living. “A porta fica camuflada no ripado. Sem maçaneta, abre com um toque”, explica Felipe. Dentro, uma surpresa agradável: o tom cinza da bancada da pia, também de concreto moldado, contrasta com a pintura cor de rosa das paredes e com o estilo romântico das arandelas antigas. “O concreto foi empregado de maneira delicada, feminina, como desejava a moradora”, completa.

apartamento-arquiteto-Felipe-Hess-sala-de-jantar-mesa-cadeiras-quadro-tela-arte (Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação)

apartamento-arquiteto-Felipe-Hess-living-sala-de-estar-painel-de-madeira-ripado-lavabo-sofá-luminária (Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação)

apartamento-arquiteto-Felipe-Hess-banheiro-suite-master-cimento-queimado (Foto: Ricardo Bassetti/Divulgação)