2018 chegou e, com ele, o clima de ousadia. Apesar de se tratar de um tema universal, o uso livre das cores nunca esteve tão em alta nos circulos criativos, tanto que especialistas estimam que este ano as pessoas irão ousar como nunca antes em suas casas. Ou seja: aquelas paredes que sempre foram brancas provavelmente serão tingidas por tons cheios de personalidade - o piso e o teto, superfícies por anos esquecidas na hora de decorar a casa, também devem entrar na dança cromática.

Como já é de costume, a Pantone anunciou sua cor do ano: o roxo Ultra Violet, assim como as marcas de tinta e até a redação da Casa Vogue fizeram suas apostas. Agora, o WGSN, bureau de tendências que sabe tudo do assunto quando se trata de moda e decoração, liberou sua lista com as 10 tendências cromáticas que vão invadir a sua casa durante o ano de 2018.

O mais legal é que, apesar de se tratar de uma lista eclética, existe coerência entre todas as previsões citadas acima: todas essas cores combinam muito bem entre si e estão inclusas na maior tendência cromática deste ano: a Paleta Modernista, que traz de volta, com nova roupagem, os tons poderosos e vibrantes que dominaram a estética entre os anos 1930 e 1960. Veja abaixo e escolha sua cor favorita! 
1. Laranja damasco (Apricot Orange)

Quem achou que o Millennial Pink ia se despedir dos holofotes, errou feio. A cor queridinha de todo mundo evoluiu e ganhou uma dose de laranja em sua composição, ficando um pouco menos suave e mais energética. Uma boa maneira de fazer o Laranja damasco funcionar bem é misturá-lo com marrons, pretos e brancos na decoração, assim como fez a nossa diretora de estilo Adriana Fratini neste editorial em que tons terrosos se misturam a elementos tropicais.

   

2. Castanho fechado (Moody Maroon)

Em 2018, o vermelho será uma das cores mais fortes, mas surgirá em tons mais escuros e ricos, próximos ao castanho-avermelhado. Nuances amadeiradas e quentes deverão ser vistas tanto em móveis grandes quanto em itens menores, dando continuidade ao uso de uma paleta mais escura na decoração, que continua em voga.

   

3. Terracota pigmentada (Pigmented Terracotta)

Os tons terrosos são uma paleta muito forte no momento e prometem permanecer em evidência pelos próximos anos. Em 2018, a cor terracota ganha mais humor e personalidade ao absorver pigmentações: adicione a ela uma dose a mais de rosa queimado e encontre o exemplo perfeito para decorar tanto interiores residenciais quanto públicos.


   

4. Foscos e mates (Pale & matte)

Brancos levemente tonalizados em superfícies foscas ganham poder em 2018, uma vez que são os complementos perfeitos para ambientes muito claros ou muito escuros. A paleta que se forma é próxima às candy colors, porém é mais suave e apresenta cores que, a um primeiro olhar, não parecem chamar tanta atenção.


    

5. Preto metálico (Metallic Black)

Ambientes majoritariamente negros nunca estiveram tão em alta - vale até pintar o teto! Para deixar tudo mais interessante, superfícies que tragam o brilho metálico se unem a outras bem foscas para criar um jogo de percepção.


   

6. Verde militar ácido (Acid Olive)

O verde musgo foi uma das cores principais de 2017 tanto na moda quanto na decoração. Em 2018 ele surge mais ácido e próximo ao pistache.


   10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)

7. Amarelo dourado (Golden Yellow)

O amarelo puxado para o dourado começou a aparecer na moda em meados de 2017 e já figura como uma das tendências mais fortes para 2018 na decoração. Luminoso e aplicado em superfícies táteis - o veludo continuará reinando! -, este tom promete trazer atmosfera vintage e energética ao mesmo tempo.

10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)    10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)

8. Esmeralda profundo (Deep Emerald)

Verdes próximos ao esmeralda, porém pertencentes a uma paleta mais escura e mais azulada prometem tomar conta das paredes completos em uma ambientação profunda.


10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)   10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)

9. Azul saturado (Saturated Blue)

Cheio de vida, o azul surge saturado para pontuar energia nos ambientes através de splashes inesperados de cor.

10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)   10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)

10. Color blocking (Clashing pairings)

Lembra quando a tendência de moda do momento era o color blocking? Chegou a hora dos interiores embarcarem nessa brincadeira. Ter cores vibrantes contrastando no mesmo ambiente é a ordem da vez - e elas podem aparecer tanto em grafismos nas paredes e estampas geométricas quanto em combinações de styling ousadas. O céu é o limite!

10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)   10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)   10 tendência de cores para apostar em 2018 (Foto: reprodução)
Fonte: Casa Vogue