Ninguém vive sem televisão, mas, ao mesmo tempo, pode ser difícil encontrar um canto para o aparelho, sem atrapalhar a decoração. O desafio aumenta se a casa não tem um ambiente específico para o home theater e ela deve ficar na sala de estar.

  (Foto: Victor Affaro)

 

Como uma obra de arte
O formato da TV se assemelha a um quadro. Por isso, é possível usá-la como um. A estante baixa no projeto de Maurício Arruda acomoda pôsteres da Lume Photos e também o aparelho. A moldura preta torna a decoração da sala ainda mais integrada.

  (Foto: Luis Gomes)

Tudo em um só móvel
Uma bela estante, como a projetada pelo arquiteto Lucas Kanyó, pode ser a estrela da organização no ambiente. A estrutura de madeira com espessura de 3 cm suporta bem a TV e o som, que ficam nas partes abertas. Os controles, os DVDs e os CDs estão distribuídos nas gavetas e nos nichos menores. A laca preta ainda ajuda a camuflar os aparelhos.

  (Foto: Victor Affaro)

Nicho especial
A paisagista Claudia Diamant pediu para a arquiteta Carolina Rocco revestir as paredes do home theater de sua casa com as mesmas pedras moledo usadas na área externa. A TV foi embutida em um pequeno nicho entre as pedras. No aparador de madeira freijó ficam os equipamentos.

  (Foto: Edu Castello)

Fundo preto
A parede inteira preta camufla a TV. Mais do que isso, a cor dá a sensação de profundidade, ótima para espaços pequenos. No lugar do rack, há duas prateleiras paralelas, para o home theater. “A profundidade de 65 cm ajuda a disfarçar os fios”, conta Maurício Karam, arquiteto e morador do apartamento.

  (Foto: Maíra Acayaba)

TV que gira
Assumidamente viciado em televisão, o morador deste apartamento não abria mão de poder assisti-la nas salas de estar, de jantar, na varanda e até no canto de leitura. “Para isso, seriam necessários quatro aparelhos”, diz Filipe Troncon, da Suíte Arquitetos. O escritório resolveu a situação instalando uma haste de ferro articulada, que permite girar a TV para os quatro ambientes. Além da ferragem, foi projetada uma caixa de MDF laqueado branco para esconder o fundo do equipamento. Tudo obra da Marcenaria Clamom.